O cientista social

Max Weber é considerado um dos fundadores da Sociologia (DIVULGAÇÃO)
Max Weber é considerado um dos fundadores da Sociologia (DIVULGAÇÃO)


O sociólogo é um pensador que tem a sociedade como o seu principal objeto de estudo. Influenciada pelos pensadores Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, entre tantos outros, a sociologia se dedica a pesquisar o comportamento humano, a complexidade e diversidade da vida social e se ocupa em investigá-la como um todo, incluindo as classes sociais, os grupos étnicos, as ideologias e instituições.

O sociólogo é um cientista, com espírito crítico, que se dedica à pesquisa do comportamento humano dentro de uma sociedade.

Para tornar-se um sociólogo é preciso ter formação acadêmica em ciências sociais. O curso tem duração de quatro anos e entre as disciplinas estudadas estão a antropologia, ciência política e a ética.

O mercado para o sociólogo é bastante amplo e não se resume apenas à área acadêmica ou ensino médio. O profissional pode trabalhar na área administrativa pública, no terceiro setor em instituições não governamentais, na política, como analista em institutos de pesquisa de opinião pública eleitoral, em institutos de pesquisa de mercado, em setores de pesquisas dentro de grandes empresas e muitos outros.

Adelita Carleial, professora de sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) explica que o mercado de trabalho está sendo ampliado para esses profissionais “o mercado está se desenvolvendo principalmente nas áreas de ensino médio, devido a solicitação do governo para que esses jovens recebessem ensino de sociologia e filosofia antes de ingressar na universidade”.

A professora comenta que ainda hoje há pouca demanda desses profissionais por parte de empresários e do próprio governo mas que gradativamente as portas estão se abrindo “ Mesmo com esse desconhecimento do profissional. Minha visão é de que estamos em um processo de transformação, hoje e bem mais fácil aproximar os estudantes universitários dos estágios em escolar.

Adelita explica: “O mercado é difícil e concorrido e cobra cada vez mais especializações. Que isso seja um estímulo para crescer profissionalmente e não um obstáculo”.

SAIBA MAIS

Remuneração

Por ser uma profissão que tem um campo de trabalho muito amplo, o sociólogo não tem um piso salarial. Isso irá depender da carreira que será seguida e do grau de profissionalização. Um professor de nível médio que está iniciando recebe o piso de R$ 1.200 a R$ 1.500.

BATE-PAPO COM O LEITOR

O POVO - O que faz um sociólogo?

Uribam - A função do sociólogo está muito ligada à análise do momento contemporâneo. Ele presta-se a estudar as relações humanas e as transformações sociais.

O POVO - Quais as opções profissionais que mais crescem no campo da sociologia?

Uribam - A mais clássica é o ensino. A educação de nível médio abriu um campo muito grande, devido a obrigatoriedade do ensino da sociologia nas escolas. Mas creio que a melhor opção mesmo seja a área acadêmica.Mas há também ONGs, agências de publicidade, empresas públicas e privadas, são muitas opções de escolha.

O POVO - Quais as maiores dificuldades nesta profissão?

Uribam - Eu creio que seja o momento da decisão. Como é um campo com muitos ramos diferentes há uma indecisão por parte do estudante em qual carreira seguir.

Professor Francisco Uribam, coordenador do curso de Ciências Sociais da UFC.

Carreira

O mercado para o sociólogo é bastante amplo e não se resume apenas a área acadêmica ou ensino médio

EM BAIXA

MERCADO

O profissional de sociologia ainda encontra dificuldades dentro do mercado de trabalho. Uma delas é a falta de reconhe-cimento dentro de empresas e até mesmo por parte do governo. Então é necessário muito estudo e conhecimento por parte do profissional para se destacar.

EM ALTA

VISÃO

Nesta profissão o sociólogo tem a oportunidade de conhecer muito do meio onde vive e da sociedade. Tendo o conhecimento como sua principal ferramenta, ele passa a ter uma visão mais completa dos problemas vividos pela sociedade

Lidiane Alves
lidianealves@opovo.com.br

In http://www.opovo.com.br/app/opovo/empregos/2011/05/28/noticiaempregosjornal,2249280/o-cientista-social.shtml



0 comentários:

Postar um comentário