Meu recanto para História

Sempre tive uma irrestível atração pela disciplina de História e no próximo semestre estou com planos de iniciar um curso a distância pela Unopar Virtual - Universidade Norte do Paraná - que conta com um curso que achei muito atraente.
Diante disso, resolvi criar esse blog como um "clipping" de artigos envolvendo História, dicas interessantes, links de blogs e sites correlatos...e quem sabe trocar idéias com outros entusiastas dessa mágica disciplina.


Pretendo usar como guia uma coleção da Barsa dos anos 70 que possui um plano de estudo para a disciplina de História que achei o máximo.Vou me guiar por ela para fazer as postagens aqui e também para pesquisar na net.

História

A História é uma disciplina que tem por objetivo o estudo sistemático dos fatos sociais, considerados em suas particularidades de tempo e lugar.
Ciência da mudança perpétua das sociedades humanas, como a definiu um historiador de nossos dias , ela é também o próprio acontecer dessa mudança : a ascensão, o apogeu e a decadência das civilizações.

O método histórico consiste no exame e interpretações de fontes escritas ou de outras provas da existência de fatos passados, e serve para proporcionar ao homem um conhecimento mais amplo de seu próprio ser , bem como os benefícios da experiência de outras gerações.

O homem atual não pensa como o primeiro homem. Mas ele é sempre um herdeiro das concepções e realizações dos seus antepassados.Já se disse que a natureza do ser humano não é apenas intrínseca, mas também histórica.Eis porque o homem, como ente histórico, deve recorrer aos estudos históricos para formular uma interpretação correta das circustâncias de sua própria existência.

De acordo com seu objeto de estudo, a História pode ser nacional, geral ou universal.
A primeira dedica-se a investigação dos fatos passados de uma nação ou Estado; a segunda estuda grupos de povos ou de nações; e a história universal abrange o conjunto de todas as sociedades humanas.Quando se trata de um setor específico das atividades do homem, a História se subdivide em diversos ramos : história econômica, história social, história política, história militar, etc. Quando procurar descobrir as leis que presidem os cursos dos acontecimetnos, chama-se filosofia da história. E finalmente, ao tratar da vida de uma pessoa, recebe o nome de biografia.


Fonte : Enciclopédia Barsa - 1974

0 comentários:

Postar um comentário