Unesp lança livros digitais para download Gratuito !

Fantástica iniciativa da Unesp, abaixo a noticia na íntegra.

Link da Unesp - http://www.culturaacademica.com.br/colecao_view.asp?ID=6

Universidade lança coleção de livros digitais para download gratuito

Desirèe Luíse
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou a primeira coleção de livros digitais, com 44 títulos produzidos pelos pesquisadores de sua pós-graduação. Após dez dias de disponibilizadas as obras online, foram feitos quase 14,6 mil downloads no site da Coleção Propg Digital. Sem versão em papel, as obras podem ser baixadas integralmente e de forma gratuita.

“A universidade pública é mantida com o dinheiro de todos nós. Então, é importante não só gerar conhecimento e conteúdo dentro da instituição, mas devolver isso à população para que ela possa ter acesso, ler e julgar esse teor. Um conhecimento produzido para o bem comum”, afirma a pró-reitora de pós-graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge.

Segundo a instituição, trata-se do único projeto entre as universidades brasileiras a conceber a publicação original de livros em formato digital. Além disso, a coleção foi pensada exclusivamente para o formato de livro eletrônico. “Não é um livro editado em papel e depois digitalizado, ele já foi elaborado como um livro digital”, explica a pró-reitora.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Editora Unesp e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp, que criaram em 2009 um programa de publicação de livros na Internet. Marilza acredita que outras universidades deveriam adotar programas semelhantes. “É algo a ser feito por todas as universidades, as públicas especialmente”.

As primeiras 44 publicações disponibilizadas contemplam as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. O projeto prevê a publicação de 600 livros eletrônicos em dez anos. Os próximos 58 têm lançamento previsto para o final deste ano.

 Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/cleshocero.mmp

0 comentários:

Postar um comentário