Dividido em três capítulos, o livro tem como objetivo não apenas discutir o que são essas tecnologias, mas também mostrar como o uso do computador (e de outras formas de adaptação) pode auxiliar o professor e o aluno com deficiência no processo de apropriação do conhecimento.
O primeiro capítulo apresenta o conceito de tecnologia assistiva e o seu papel na construção de ambientes mais acessíveis e inclusivos. A comunicação alternativa e ampliada é discutida, assim como é feita a apresentação (superficial, é necessário dizer) de conceitos gerais sobre deficiências.
O segundo capítulo é mais específico e trata do uso do computador como tecnologia que pode proporcionar acessibilidade no ambiente educacional. Inúmeros recursos são descritos e discutidos. Esse capítulo também oferece uma lista de sites nos quais o leitor pode obter mais informações sobre o tema.
Finalmente, o terceiro capítulo apresenta uma série de sugestões de recursos de acessibilidade para as escolas. Essas sugestões são agrupadas em temas: estimulação sensorial; lazer e recreação; comunicação alternativa; facilitadores de preensão; recursos pedagógicos; atividade de vida diária (AVD); informática; mobiliário; e transporte escolar. Nesse capítulo, além do computador, outras tecnologias são apresentadas e o leitor pode ter uma visão mais ampla sobre os recursos de acessibilidade disponíveis e que podem ser criados para situações específicas.
O livro é bastante informativo, de linguagem clara e fácil de ser compreendida. As inúmeras ilustrações auxiliam o leitor a visualizar, na prática, como essas tecnologias podem ser empregadas. Vale a pena conhecer.
TECNOLOGIA assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sociodigital para pessoas com deficiência.
Disponível em: <http://www.itsbrasil.org.br/pages/23/TecnoAssistiva.pdf>
Andréia SchmidtFonte -
http://blog.educacional.com.br/di_educ/2010/12/06/tecnologias-assistivas-para-quem-e-para-que/
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