Começo com o livro Além dos Muros da Escola que aborda assuntos relevantes e que segundo o autor, explicam o desinteresse pela cultura letrada.
|
A maior dificuldade que alunos e professores enfrentam hoje no processo de ensino e aprendizagem não está dentro da sala de aula ou da escola, mas fora dela. Trata-se do desinteresse por tudo aquilo que se refere à cultura letrada, um dos efeitos perversos de nosso modo de vida contemporâneo.
A vida cotidiana, o trabalho, o lazer – enfim, todos os âmbitos nos quais as pessoas estão imersas –, são orientados por uma lógica que implica agitação, rapidez, irreflexão, trocas, padronização, repetição, descarte, redução e facilitação, para que tudo possa ser negociado. Completa o cenário o fato de que celebridades de baixa ou nenhuma escolaridade sirvam de exemplo para a população.
Em síntese, vimos produzindo um mundo oposto àquele necessário para que as pessoas se interessem pela educação escolar.
Sumário
PREFÁCIO
Mario Sergio Cortella
INTRODUÇÃO
1. A RACIONALIDADE TÉCNICA DO CAPITALISMO INDUSTRIAL: DOMINAÇÃO E REGRESSÃO DO SER HUMANO
O uso e a percepção social da técnica
Aufklärung: Racionalidade técnica instrumental e emancipatória
A redução das possibilidades do pensamento
A condição estabelecida pelo capitalismo para os seres humanos
2. A EXPERIÊNCIA MODERNA E AS DIFICULDADES PARA A EDUCAÇÃO FORMAL
Produção, troca e alienação da experiência formativa
O ambiente hostil à educação formal
O ambiente propício à educação formal
Modernidade: Algumas dificuldades para a experiência formativa
As consequências diretas da organização social na modernidade e a educação formal
3. INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO FORMAL: O PODER E A FORÇA DAS SEREIAS
Cultura, civilização, ideologia e educação formal
Formação do ego e indústria cultural: O peso sobre os ombros da educação formal
Indústria cultural e educação formal
4. EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DA SEMIFORMAÇÃO
As evidências da cultura extraescolar
O naufrágio do narrador: Experiência versus indústria cultural
Cultura material, imposições sociais e educação formal
Os choques audiovisuais e a aceleração da vida
A experiência formativa não realizada: A educação formal abortada
Possíveis soluções
À GUISA DE CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fonte -
0 comentários:
Postar um comentário