Estudando para Concursos

Ultimamente ando interessada nos Concursos Públicos.Ano passado fiz inscrição para o concurso do IBGE para trabalhar como Recenseadora e passei, trabalhei por dois meses.
Fiquei muito feliz e vi que realmente é possível passar em Concurso Público!O segredo é um só : estudar !
Irei postar alguns artigos interessantes que andei pesquisando pela net que servirão de guia nessa empreitada.



Mantenha a motivação

Normalmente, começamos os anos animados e esperançosos. Porém, neste início de 2009 está mais difícil de manter o otimismo com o mundo preocupado com a crise financeira e, nos últimos dias, com os conflitos no Oriente Médio. Apesar destas preocupações, é preciso que os candidatos nos concursos públicos percebam que este deverá ser um ótimo ano. Existem muitos concursos previstos para este ano, inclusive alguns muito esperados como da Receita Federal e da Polícia Federal. É preciso resistir às más notícias e manter a motivação. As crises passam, enquanto que a conquista de uma vaga na carreira pública é importante para toda a vida. A motivação é fundamental para se dedicar aos estudos. Quando a perdemos, nossa vontade de estudar diminui ou até desaparece. A seguir algumas dicas para manter a motivação para estudar para concursos.

Mantenha o foco. Para ter vontade de estudar, não perca o foco lembrando-se sempre dos motivos que te levaram a escolher determinada carreira pública.  Por exemplo, se você está interessado em uma carreira devido à remuneração e à estabilidade, faça um cartaz escrevendo o salário e a palavra estabilidade e coloque-o próximo ao seu local de estudos.
Confie em você. Ninguém confia mais em você do que você mesmo.
É importante que você acredite que passará no concurso como resultado de seu esforço. Ser aprovado é mais do que sorte: é estudo, treino e dedicação. Você é capaz desde que estude o necessário.
A grande vantagem da carreira pública em relação à privada é que só depende de você: não precisa ter boa aparência, condução própria, ser simpáticos e não há entrevista; basta passar no concurso.
Imagine-se aprovado. Imagine-se na carreira pública que escolheu e a sensação de dever cumprido com a sua aprovação no concurso e de todas as mudanças que ocorrerão.  A lembrança destas imagens e de seus sonhos serão bastante motivadores durante seus estudos.
Não pense somente em um concurso. Geralmente o candidato começa a se preparar para concursos escolhendo uma determinada carreira. Porém, é importante que o estudante tenha em mente que: existem vários concursos públicos acontecendo diariamente nos mais de 5.500 municípios, nos estados e na União; quando você estuda as matérias comuns está se preparando para vários concursos. Assim, aproveite as oportunidades e preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, existe a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando para a carreira mais desejada como funcionário público, recebendo e gozando dos direitos de um servidor público.
Você pode aprender qualquer matéria do concurso. Ao iniciar seus estudos o candidato se pergunta: mas como aprenderei estas matérias? Como aprender Direito sem ser advogado? Como aprender Matemática Financeira sem ser matemático? É importante lembrar que quando você estuda uma matéria para o concurso você estuda para passar na prova e não para exercer a profissão relacionada com a matéria. Assim, o que torna possível que um candidato que não seja advogado tenha êxito em uma prova de Direito é que cai na prova somente a lei (e não a prática). O mesmo ocorre com a Matemática Financeira e com uma característica importante: não é permitido o uso de calculadoras. Mesmo que o candidato saiba a matéria tem que praticar resolvendo questões de provas anteriores.
Organize seu tempo de estudos e descanso. É fundamental organizar o seu tempo de estudo e de descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou. O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.
Não pense no total de concorrentes. Hoje em dia os concursos públicos costumam ter muitos inscritos. Dividindo o total de inscritos pelo total de vagas temos a relação candidato por vaga, isto é, quantos disputam cada vaga.  Não pense nesta relação durante seus estudos. Provavelmente você ficará preocupado e isto desmotiva. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. Estes não oferecem uma concorrência real. A probabilidade de acertar todas as questões da prova chutando é menor do que de acertar na SENA. Lembre-se que o concurso tem matérias e formas de abordagem que se o candidato não estudou, terá grandes dificuldades para resolver.
Pense no concurso como mais uma prova. No lugar de imaginar todos aqueles concorrentes que estão interessados na sua vaga procure imaginar o concurso como mais uma prova dos tempos de colégio ou faculdade. Imagine que é uma prova que você tem que tirar uma determinada nota para passar como, por exemplo, nota 8 (aliás, acertar 80% da prova é uma nota que garante a aprovação na maioria dos concursos). A vantagem de ver um concurso desta forma é que passa a depender somente de você, de seus estudos e seu desempenho na prova. Encarar o concurso desta forma torna a sua aprovação possível.
 Bons estudos e sucesso na carreira pública.
Credits : Here

0 comentários:

Postar um comentário