Dica de Vídeo : Maria Montessori - Uma Vida Dedicada às Crianças

Italia - Maria Montessori (1870-1952) foi a primeira mulher a graduar-se em La Sapienza, Escola Médica da Universidade de Roma.  Católica devota e uma das primeiras médicas italianas, além de educadora, desenvolveu o método revolucionário que leva o seu nome, e até hoje é utilizado em escolas de todo o mundo.  Maria foi uma das maiores humanistas do século XX. (adaptação da capa do DVD)

"Não fiz nada.  Só os ajudei a descobrirem o tesouro que tinham dentro de si"

Antes de qualquer coisa, Maria Montessori foi uma cientista e uma mulher forte.  Aprendia com a experiência e não se deixava levar por preconceitos. Filha única, educada para a independência e a compaixão, esperava o melhor de cada criança, que ela conhecia pelo nome. Mesmo as consideradas difíceis, tornavam-se dóceis e interessadas nos estudos, nas salas de aula de Maria. Eram salas amplas, iluminadas, com espaço para cada aluno trabalhar e uma horta no jardim.  Para os mais pobrezinhos era preciso começar com noções básicas de limpeza.  Em pouco tempo, até aquelas crianças consideradas 'retardadas' descobriam o próprio valor e despertavam para o conhecimento. 

Boa parte do filme dedica-se à vida pessoal da Dra. Montessori e ao seu caso com o professor Giuseppe Montesano.  Apaixonados, os dois tiveram um filho, Mario Montesano, mas não se casaram.  Nesse momento entrou em ação a possessividade da lendária "mamma italiana". A sra.  Montesano foi contra o casamento do filho, pois tinha para ele outra noiva em perspectiva: uma jovem à moda antiga, que não trabalhava e não faria sombra à carreira do marido.  

Pobre Maria!  Passou a vida educando as crianças de tantos e não pôde ter os cuidados diários com seu menino, tarefas que cansam, mas encantam as mães.  Sua história deve ser conhecida por todos, não só os pedagogos.  Numa bela cena, a educadora leva um bebê para dentro de uma sala onde os alunos estavam agitados.  Sentada com a menininha ao colo, foi atraindo a atenção das outras crianças, mostrando que era preciso fazer silêncio para poder ouvir a respiração suave de uma criancinha.  Paola Cortellesi está esplêndida como Maria.  
  
Diretor: Gianluca Maria Tavarelli
Roteiro: Monica Zapelli, Gianmario Pagano
Musica: Marco Betta
Fotografia: Roberto Forza
Elenco: Paola Cortellesi, Massimo Poggio, Alessandro Lucente, Adalberto Maria Merli, Giulia Lazzarini, Imma Piro, Lisa Gastoni, Gianmarco Tognazzi, Alberto Cracco
Distribuidora: Versátil

Fonte :


0 comentários:

Postar um comentário