Artigo - Definição de consciência coletiva

Por esse termo, Durkheim traduz a idéia do que seja o psíquico social. Cada indivíduo tem uma psiqué, isto é, um jeito de pensar e agir, de entender a vida, Assim, cada um de nós possui uma consciência individual, que faz parte de nossa personalidade. Ela, porém, não é a única forma de consciência; existe também aquela formada pelas idéias comuns que estão presentes em todas as consciências individuais de uma sociedade.
Essas idéias comuns formam a base para uma consciência de so­siedade: uma primeira consciência que determina a nossa conduta e que não é individual, mas social e geral, denominada por Durkheim de consciência coletiva.

E como essa consciência coletiva aparece na sociedade? Como ela se manifesta em nossas vidas?

Podemos responder a esta questão afirmando que a consciência coletiva é objetiva, isto é, ela não vem de uma só pessoa ou grupo, mas está difusa (espalhada) em toda a sociedade e, por isso, ela é exterior ao indivíduo, quer dizer, a consciência coletiva não é o que um indivíduo pensa, mas é o que a "sociedade pensa". Por isso, a consciência coletiva age sobre o indivíduo de forma coercitiva, isto é, exerce uma autoridade sobre o modo de corrio o indivíduo deve agir no seu meio social.

Vemos com isso que a consciência individual não determina as ações de uma pessoa; ao contrário, será a consciência coletiva que irá impor as regras sociais de uma sociedade; isto porque, ao nascer, o indivíduo já encontra a sociedade pronta e constituída em suas leis. Assim, o direito, os costumes, as crenças religiosas, o sistema financeiro não são criados pelo indivíduo, mas pelas gerações passadas, sendo transmitidas às novas através do processo de educação. Por exemplo: na sociedade em que vivemos, se alguém sair à rua sem roupas irá provocar imediatamente uma reação da sociedade contra si, pois, a partir desse momento, poderá ser taxado de maníaco e até ser preso; isso devido à ação da consciência coletiva que, presente em nossa sociedade, proíbe-nos de andar nus.

Durkheim nos oferece vários outros exemplos neste sentido: "( ... ) não sou obrigado a falar o mesmo idioma que meus companheiros de pátria, nem empregar as moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira. Minha tentativa fracassaria lamentavelmente se pro­curasse escapar desta sociedade. Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos técnicos do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável. Mesmo quando posso realmente libertar-me destas regras e violá-las com sucesso, vejo-me obrigado a lutar contra elas" (in As regras do método sociológico) .

Vimos acima vários exemplos do controle que a consciência exer­ce sobre o indivíduo. Tente, individualmente, descobrir outros exem­plos de como a consciência coletiva exerce um controle sobre as nossas vidas. Pense um pouco e você irá descobrir vários exemplos do nosso dia-a-dia.

Fonte -
http://www.yesachei.com/2011/07/psiquico-social-psique.html

0 comentários:

Postar um comentário